11/12/2008

Libertadores


por Rodrigo Magalhães
Parabéns a todos! Somos campeões brasileiros. Foi sem dúvida histórico. Além disso, foi um título inédito por diversos motivos. Pela primeira vez um time conquistou seis campeonatos. Pela primeira vez um time ganhou o torneio pela terceira vez consecutiva. Pela primeira vez uma diferença tão grande quanto 11 pontos foi suprimida. Pela primeira vez um time que fechou o primeiro turno como líder não sagrou-se campeão.

Passada a (merecida) comemoração e a (sofrida) ressaca, já temos que, como time grande e vencedor que somos, focar nos próximos objetivos. Não é segredo pra ninguém que esse objetivo tem um nome bem claro. Copa Libertadores. Todos sabem da fascinação que nós, torcedores tricolores, temos por ela, desde 1992, na era Telê.

Até 2006, São Paulo na Libertadores era sinônimo de bela campanha. Em 1992, 1993 e 1994 fomos até a final. Após doloroso intervalo, voltamos finalmente em 2004, e chegamos a semi-final. 2005 e 2006 mais duas finais (ambas maravilhosas, apesar da derrota na última). No entanto, em 2007 e 2008, não mantivemos a escrita.

Não é simplesmente o fato de termos sido eliminado nas oitavas e quartas-de-final, respectivamente, que nos deixou tão abatidos. Esse ano, perdemos para o Fluminense no último lance. Podíamos muito bem ter nos classificado. Era só Thiago Neves ter batido aquele escanteio um pouco mais forte ou um pouco mais fraco. Era só a cabeceada de Washington não ter sido tão perfeita! (Ainda dói). Enfim, nas partidas contra o Fluminense, até que jogamos bem. O que machucou muito mais foi (tanto em 2007 quanto 2008) o medíocre futebol apresentado ao longo dos 2 campeonatos, principalmente na primeira fase. Temos que mudar isso ano que vem. Temos que voltar a ser sinônimo de chegada na Libertadores. Para isso, devemos dar prioridade total ao campeonato. Fiquei muito feliz ao ver na segunda-feira seguinte ao domingo do hexa, uma notícia de que jogadores e comissão técnica já sentem pressão pela Libertadores. É isso mesmo. Uma pressão positiva. Temos que deixar claro que é isso que queremos. LIBERTADORES!!

Se mesmo com o foco total não vencermos, ainda haverá tempo de lutar pelo Brasileiro. Se esse ano ficamos, após a primeira rodada do segundo turno, a 11 pontos do líder e ainda assim fomos campeões, nós podemos nos recuperar. No entanto, se vencermos a LIBERTADORES, aí amigos, teremos que deixar um outro time vencer o brasileiro (por mais estranho que possa ser um outro time vencendo o brasileiro), pois estaremos em preparação total para o tetra mundial!

Seria a consagração total desse fantástico Muricy! (Leia o post “Aqui tem Trabalho”). Já posso ver na final da LIBERTADORES de 2030, a torcida aclamando “Olê Olê OLê Olê – Telê Telê e logo em seguida É Muricy, É Muricy!! Para só então começar a gritar o nome dos jogadores em campo...

Nenhum comentário: