08/12/2008

A fórmula do sucesso

por Rodrigo Magalhães

Após uma semana de tensão, frio na barriga e muita ansiedade, o provável se confirmou. SOMOS HEXA-CAMPEÃO BRASILEIRO. O único! Ano que vem disputaremos nossa sexta libertadores na sequência.  Nos últimos 4 anos ganhamos, além dos 3 brasileiros, um paulista, uma libertadores e um mundial.

A que devemos tantas glórias nesses últimos anos? Com certeza a uma grande combinação de fatores. Mas para mim, o principal é a excelente política de nossa diretoria em relação a renovação do elenco. O pilar dessa política é o tripé: Categorias de base, observação de bons jogadores em times menores e reabilitação de jogadores já consagrados (muitas vezes através de nosso Reffis)

Nos últimos anos revelamos jogadores como Thiago Ribeiro, Breno, Alex Silva, Hernanes, Jean. Além disso, jogadores como Cicinho, Mineiro, Josué, Souza, Grafite, Lugano, que se não foram propriamente “criados” no São Paulo, tiveram no tricolor suas carreiras alavancadas para o sucesso internacional. Recuperamos, ainda, jogadores como Luizão, Amoroso, Ricardo Oliveira, entre outros.

Apesar de termos a impressão que tivemos um time estável entre 2005 e 2008, o elenco tricolor mudou completamente de cara. Os únicos jogadores que estavam no elenco campeão paulista de 2005 e que se mantém até hoje são Júnior e, claro, Rogério Ceni. De lá pra cá trocamos todos os demais jogadores, sempre sem grande alarde e de forma eficiente. Quando perdemos Grafite que fazia boa libertadores em 2005 trouxemos rapidamente Amoroso, que deixou sua marca na Semifinal e na Final do campeonato. Quando perdemos Luizão, veio Aloísio pronto para deixar Mineiro na cara do gol. Quando o ídolo Lugano se foi, lá estava Breno saindo do forno.

Nossas contratações são de causar inveja. Não contratamos jogadores no auge de sua forma, por milhões de reais. Ou contratamos jogadores nos quais vislumbramos grande futuro como os do Goiás alguns anos atrás (Danilo, Josué, Fabão, Grafite) e que foram fundamentais para as glórias de 2005 e 2006, ou trazemos jogadores consagrados nos quais ainda vemos muito potencial. Os exemplos mais óbvios são Amoroso, Ricardo Oliveira e Adriano, que por mais criticado que seja anotou gols importantes na temporada.

É claro que algumas vezes erramos, como por exemplo quando colocamos no mesmo time Adriano, Carlos Alberto e Fabio Santos. No entanto, reconhecemos o erro e rapidamente corrigimos.   

 O São Paulo é também o time brasileiro que mais cedeu jogadores à seleção brasileira em Copas do Mundo (claro que este é um dado que leva em conta convocações desde 1930, mas mesmo assim mostra a constância de bons jogadores no tricolor). 

Acredito que se continuarmos com essa bem sucedida política, que além de títulos tem nos gerado bom caixa, continuaremos a ser um clube invejável. Estaremos sempre entre os favoritos na disputa de qualquer título, principalmente no Campeonato Brasileiro, já que se trata de um campeonato longo, que, como disse alguns “posts”atrás, premia a regularidade e competitividade. Assim, parabéns e felicidades a todos pelo Hexa e ano que vem estaremos com certeza entre os primeiros lugares, disputando o ainda mais inédito Heptacampeonato!

Nenhum comentário: